A Causa Pastafari - tradução

Continuando a série de traduções sobre a Igreja do Monstro de Espaguete Voador, dos textos originais do profeta Bobby Henderson. [Colchetes do blog]

Tento não falar muito sobre o propósito de nossa Igreja. Porque sei que é diferente na concepção de cada membro, assim como em outras religiões.

Pra alguns, é só uma experiência em defesa da Ciência, em resposta ao movimento do Design Inteligente [tentando introduzir Criacionismo/religião nas aulas de Ciência], uma religião satírica que se dispõe a combater o fundamentalismo religioso, agindo desesperadamente.

Nós acreditamos que é importante manter nossa religião livre de opinião política. Mas quando vemos oficiais públicos abusando de sua posição e colocando suas idéias religiosas na política, lutamos pra que nossas idéias também sejam incluidas. Justiça seja feita!

Pra muitos, Pastafarianismo vai além da sátira, é mais que Ativismo. Assim como muitos Cristãos não tomam a Bíblia literalmente, muitos Pastafaris não acreditam na existência do Monstro de Espaguete Voador. Mas, entenda, muitos sim.

Tiramos algo de uma religião, a despeito da falta de crença literal: a paz, a noção de comunidade, uma forma de entender as coisas, o que seja! Com o Pastafarianismo, a crença literal é muito menos importante; e a fé não é necessária em nossa religião, mesmo porque não temos dogmas irracionais que exijam fé.

Se o Monstro de Espaguete Voador (MEV) realmente existe ou não não é a questão. Não se pode provar sua existência de forma alguma [nem negar, diriam os espagnósticos], assim como os cristãos não podem provar a existência do seu deus. E não há razão pra tentar fazê-lo. Somos livres pra acreditar no que quisermos.

O Pastafarianismo é tão válido/legítimo quanto outras religiões ou sistemas de crenças, até mais que a maioria.

Somos amplamente constituidos de pessoas tolerantes e inteligentes. Pastafaris rejeitam dogmas, portanto jamais temos problemas com fundamentalismo radical.

Somos a religião mais pacífica no mundo, nossas crenças jamais causaram uma morte nesse planeta inteiro (não que eu saiba). Cristianismo[, Judaísmo] e Islamismo têm mais membros atualmente, mas isso vai mudando com o tempo.

Somos um grupo consciente de que a crença religiosa pode causar tantos problemas quanto resolver. Quando dizemos "acreditar", "crer" ou "ter fé", queremos dizer "pensar".

Portanto, a Causa Pastafari é essa: estamos procurando uma religião que faça o mundo um lugar melhor. Quer dizer, algo diferente pra nós todos. Não precisamos de uma análise disso.

Estamos levantando fundos pra um Navio Pirata que cruze os oceanos pra levar o Evangelho MEV ao mundo[, algo que a internet já faz abertamente desde 2005]. Cada compra de mercadoria do MEV contribui pra esse fim. Até então, levantamos mais de 100mil dólares. O barco será aberto a todos Pastafaris. Serão tempos gloriosos.

RAmen,
Bobby Henderson


Veja também:
Início da Série de Traduções Sobre o Pastafarianismo - textos do profeta Bobby Henderson

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh!

Uma grande revelação do Profeta!

Fico feliz em saber que alguém que foi tocado pelos sagrados apêncides macarrônicos Dele divida conosco estas azeitonas de sabedoria!

LAmen!