A Causa Pastafari - tradução

Continuando a série de traduções sobre a Igreja do Monstro de Espaguete Voador, dos textos originais do profeta Bobby Henderson. [Colchetes do blog]

Tento não falar muito sobre o propósito de nossa Igreja. Porque sei que é diferente na concepção de cada membro, assim como em outras religiões.

Pra alguns, é só uma experiência em defesa da Ciência, em resposta ao movimento do Design Inteligente [tentando introduzir Criacionismo/religião nas aulas de Ciência], uma religião satírica que se dispõe a combater o fundamentalismo religioso, agindo desesperadamente.

Nós acreditamos que é importante manter nossa religião livre de opinião política. Mas quando vemos oficiais públicos abusando de sua posição e colocando suas idéias religiosas na política, lutamos pra que nossas idéias também sejam incluidas. Justiça seja feita!

Pra muitos, Pastafarianismo vai além da sátira, é mais que Ativismo. Assim como muitos Cristãos não tomam a Bíblia literalmente, muitos Pastafaris não acreditam na existência do Monstro de Espaguete Voador. Mas, entenda, muitos sim.

Tiramos algo de uma religião, a despeito da falta de crença literal: a paz, a noção de comunidade, uma forma de entender as coisas, o que seja! Com o Pastafarianismo, a crença literal é muito menos importante; e a fé não é necessária em nossa religião, mesmo porque não temos dogmas irracionais que exijam fé.

Se o Monstro de Espaguete Voador (MEV) realmente existe ou não não é a questão. Não se pode provar sua existência de forma alguma [nem negar, diriam os espagnósticos], assim como os cristãos não podem provar a existência do seu deus. E não há razão pra tentar fazê-lo. Somos livres pra acreditar no que quisermos.

O Pastafarianismo é tão válido/legítimo quanto outras religiões ou sistemas de crenças, até mais que a maioria.

Somos amplamente constituidos de pessoas tolerantes e inteligentes. Pastafaris rejeitam dogmas, portanto jamais temos problemas com fundamentalismo radical.

Somos a religião mais pacífica no mundo, nossas crenças jamais causaram uma morte nesse planeta inteiro (não que eu saiba). Cristianismo[, Judaísmo] e Islamismo têm mais membros atualmente, mas isso vai mudando com o tempo.

Somos um grupo consciente de que a crença religiosa pode causar tantos problemas quanto resolver. Quando dizemos "acreditar", "crer" ou "ter fé", queremos dizer "pensar".

Portanto, a Causa Pastafari é essa: estamos procurando uma religião que faça o mundo um lugar melhor. Quer dizer, algo diferente pra nós todos. Não precisamos de uma análise disso.

Estamos levantando fundos pra um Navio Pirata que cruze os oceanos pra levar o Evangelho MEV ao mundo[, algo que a internet já faz abertamente desde 2005]. Cada compra de mercadoria do MEV contribui pra esse fim. Até então, levantamos mais de 100mil dólares. O barco será aberto a todos Pastafaris. Serão tempos gloriosos.

RAmen,
Bobby Henderson


Veja também:
Início da Série de Traduções Sobre o Pastafarianismo - textos do profeta Bobby Henderson

3 comentários:

Rogério - Monge da Dungeon disse...

Oh!

Uma grande revelação do Profeta!

Fico feliz em saber que alguém que foi tocado pelos sagrados apêncides macarrônicos Dele divida conosco estas azeitonas de sabedoria!

LAmen!

Gustav Troli Martinho disse...

Eu amo o MEV. LAmen!

Gustav Troli Martinho disse...

Eu amo o MEV. LAmen!