Ciberia: Deuspaguete é um Fenômeno na Internet

Fonte: http://ciberia.aeiou.pt/?st=3893

Paródia ao Criacionismo é um sucesso online
A mais recente divindade emanada do 'espaguete e das almôndegas' está a ser um sério caso de sucesso na internet. O site "Flying Spaghetti Monster [- FSM]" atingiu já 19 milhões de visitas em apenas três meses.
Bobby Henderson, um jovem estudante norte-americano de 25 anos, é o responsável pelo mais recente fenómeno online. O site sobre a sua religião recentemente criada, a Igreja do "Monstro Espaguete Voador" (The Flying Spaghetti Monster - FSM, em inglês), conseguiu atingir 19 milhões de visitas em apenas três meses de actividade.

O site foi já alvo de intensa cobertura mediática nos Estados Unidos e até na Europa, tudo porque Henderson quer fazer frente, de uma forma sarcástica e irreverente quanto baste, à teoria do Criacionismo (a crença segundo a qual o mundo foi criado por um Deus "projectista inteligente"). Esta teoria é defendida por alguns norte-americanos, chegando a ter como simpatizantes o presidente George W. Bush (ver artigo).

Este fenómeno assume proporções dignas de uma verdadeira novela 'do outro mundo'.

Tudo começou com o debate que tem alimentado as páginas da imprensa norte-americana, a propósito da possibilidade de o Conselho de Educação do Estado do Arkansas, nos Estados Unidos, vir a incluir nos seus planos curriculares o chamado "Projecto Inteligente" [Design Inteligente, em Brasileirês], denominação actualizada do Criacionismo. Pretende-se assim colocar no mesmo plano educacional a teoria do Criacionismo e a teoria científica do Evolucionismo de Charles Darwin.

Como resposta, o jovem licenciado em física resolveu manifestar-se utilizando a sua melhor arma, o humor e sarcasmo na web e, em Junho último [2005], resolveu redigir uma carta aberta aos dez conselhos escolares do país. Na missiva, Bobby Henderson defende que o "Monstro do Espaguete Voador" deverá ser igualmente reconhecido como um Ser supremo que criou o mundo. O estudante alega que a sua religião partilha dos mesmos pressupostos do Criacionismo bíblico e que ambas as crenças são baseadas na fé.

Os seguidores desta 'doutrina', auto-denominados pastafaris (evidente analogia ao Rastafarianismo jamaicano e à pasta italiana), chegaram ao cúmulo de adoptar online as suas próprias versões da iconografia religiosa cristã, como a obra emblemática de Leonardo da Vinci, "A Última Ceia", e um dos frescos mais famosos de Miguel Ângelo, pintados no tecto da Capela Sistina - "A Criação de Adão" (nas fotos).

A filosofia professada pelos devotos seguidores do "Flying Spaghetti Monster" defende, por exemplo, que os templos hindus [veja] e a pintura de Kandinsky [veja] não passam de pré-figurações do deus-spaguetti .

Se os deuses estão loucos não sabemos, mas é um facto irrefutável que a popularidade deste fenómeno non-sense está a deixar o site "Monstro Espaguete Voador" num verdadeiro alvoroço. Os próximos projectos do jovem Bobby Henderson passam pela comercialização na web de 'objectos de culto' como t-shirts e terços com orações sui generis . O próprio "monstro espaguete [voador]" chegou a ser leiloado no eBay por 510 dólares.

Paralelamente a este verdadeiro fenómeno de sucesso na web, a polémica continua não só no Arkansas, mas também noutros Estados norte-americanos. No Texas, Ohio, Missouri, Wisconsin ou Mississipi, a batalha entre os defensores do Criacionismo e do Darwinismo continua. De ressalvar que a proposta de incluir nos planos escolares o chamado "Projecto Inteligente" remonta os anos 30.

Segundo o diário espanhol "El Pais", que cita um estudo recente da organização Gallup, 44 por cento dos norte-americanos acreditam que o «Homem foi criado, há 10 mil anos, a partir de Deus e à sua imagem e semelhança» . Um terço da população considera «o criacionismo uma ciência exacta» .

Imagens: FSM

Informação Adicional:
Wikipedia: Criacionismo
Wikipedia: The Flying Spaghetti Monster (FSM)
National Center of Science Education
«A life with no purpose) (aut. George Monbiot) - in "The Guardian", 16 Agosto 2005
Bush Remarks On 'Intelligent Design' Theory Fuel Debate (jornal Washington Post)
SO, 2005/12/05
Fonte: http://ciberia.aeiou.pt/?st=3893


----------------------------------------------------------------


Obs: Negrito nosso. Nós, Pastafaris, não concordamos com tudo que a mídia divulga sobre nós. Por exemplo, dizem que somos contra o Design Inteligente (Criacionismo), mas isso é um contra-senso pois NÓS CREMOS que o MEV criou tudo! Vejam no seguinte cartaz "Darwin estava errado", muito divulgado pelos pastafaris americanos! E acrescenta (pra quem não sabe Inglês): "Venha para nossa Igreja ou queime no Inferno!" (Não esquecendo qual a nossa visão do Paraíso).
E, sobre a Ceia do MEV e dos Santos Piratas, temos a imagem verdadeira (clique pra tê-la ampliada):

Nenhum comentário: