Ciberia: Deuspaguete é um Fenômeno na Internet

Fonte: http://ciberia.aeiou.pt/?st=3893

Paródia ao Criacionismo é um sucesso online
A mais recente divindade emanada do 'espaguete e das almôndegas' está a ser um sério caso de sucesso na internet. O site "Flying Spaghetti Monster [- FSM]" atingiu já 19 milhões de visitas em apenas três meses.
Bobby Henderson, um jovem estudante norte-americano de 25 anos, é o responsável pelo mais recente fenómeno online. O site sobre a sua religião recentemente criada, a Igreja do "Monstro Espaguete Voador" (The Flying Spaghetti Monster - FSM, em inglês), conseguiu atingir 19 milhões de visitas em apenas três meses de actividade.

O site foi já alvo de intensa cobertura mediática nos Estados Unidos e até na Europa, tudo porque Henderson quer fazer frente, de uma forma sarcástica e irreverente quanto baste, à teoria do Criacionismo (a crença segundo a qual o mundo foi criado por um Deus "projectista inteligente"). Esta teoria é defendida por alguns norte-americanos, chegando a ter como simpatizantes o presidente George W. Bush (ver artigo).

Este fenómeno assume proporções dignas de uma verdadeira novela 'do outro mundo'.

Tudo começou com o debate que tem alimentado as páginas da imprensa norte-americana, a propósito da possibilidade de o Conselho de Educação do Estado do Arkansas, nos Estados Unidos, vir a incluir nos seus planos curriculares o chamado "Projecto Inteligente" [Design Inteligente, em Brasileirês], denominação actualizada do Criacionismo. Pretende-se assim colocar no mesmo plano educacional a teoria do Criacionismo e a teoria científica do Evolucionismo de Charles Darwin.

Como resposta, o jovem licenciado em física resolveu manifestar-se utilizando a sua melhor arma, o humor e sarcasmo na web e, em Junho último [2005], resolveu redigir uma carta aberta aos dez conselhos escolares do país. Na missiva, Bobby Henderson defende que o "Monstro do Espaguete Voador" deverá ser igualmente reconhecido como um Ser supremo que criou o mundo. O estudante alega que a sua religião partilha dos mesmos pressupostos do Criacionismo bíblico e que ambas as crenças são baseadas na fé.

Os seguidores desta 'doutrina', auto-denominados pastafaris (evidente analogia ao Rastafarianismo jamaicano e à pasta italiana), chegaram ao cúmulo de adoptar online as suas próprias versões da iconografia religiosa cristã, como a obra emblemática de Leonardo da Vinci, "A Última Ceia", e um dos frescos mais famosos de Miguel Ângelo, pintados no tecto da Capela Sistina - "A Criação de Adão" (nas fotos).

A filosofia professada pelos devotos seguidores do "Flying Spaghetti Monster" defende, por exemplo, que os templos hindus [veja] e a pintura de Kandinsky [veja] não passam de pré-figurações do deus-spaguetti .

Se os deuses estão loucos não sabemos, mas é um facto irrefutável que a popularidade deste fenómeno non-sense está a deixar o site "Monstro Espaguete Voador" num verdadeiro alvoroço. Os próximos projectos do jovem Bobby Henderson passam pela comercialização na web de 'objectos de culto' como t-shirts e terços com orações sui generis . O próprio "monstro espaguete [voador]" chegou a ser leiloado no eBay por 510 dólares.

Paralelamente a este verdadeiro fenómeno de sucesso na web, a polémica continua não só no Arkansas, mas também noutros Estados norte-americanos. No Texas, Ohio, Missouri, Wisconsin ou Mississipi, a batalha entre os defensores do Criacionismo e do Darwinismo continua. De ressalvar que a proposta de incluir nos planos escolares o chamado "Projecto Inteligente" remonta os anos 30.

Segundo o diário espanhol "El Pais", que cita um estudo recente da organização Gallup, 44 por cento dos norte-americanos acreditam que o «Homem foi criado, há 10 mil anos, a partir de Deus e à sua imagem e semelhança» . Um terço da população considera «o criacionismo uma ciência exacta» .

Imagens: FSM

Informação Adicional:
Wikipedia: Criacionismo
Wikipedia: The Flying Spaghetti Monster (FSM)
National Center of Science Education
«A life with no purpose) (aut. George Monbiot) - in "The Guardian", 16 Agosto 2005
Bush Remarks On 'Intelligent Design' Theory Fuel Debate (jornal Washington Post)
SO, 2005/12/05
Fonte: http://ciberia.aeiou.pt/?st=3893


----------------------------------------------------------------


Obs: Negrito nosso. Nós, Pastafaris, não concordamos com tudo que a mídia divulga sobre nós. Por exemplo, dizem que somos contra o Design Inteligente (Criacionismo), mas isso é um contra-senso pois NÓS CREMOS que o MEV criou tudo! Vejam no seguinte cartaz "Darwin estava errado", muito divulgado pelos pastafaris americanos! E acrescenta (pra quem não sabe Inglês): "Venha para nossa Igreja ou queime no Inferno!" (Não esquecendo qual a nossa visão do Paraíso).
E, sobre a Ceia do MEV e dos Santos Piratas, temos a imagem verdadeira (clique pra tê-la ampliada):

Cosmosmith.com: Camisetas de Amor aos Piratas

O site http://www.cosmosmith.com/ disponibiliza ótimas estampas que demonstram amor e reverência aos santos Piratas. São camisetas 100% algodão, geralmete em cor preta ou branca, e em Inglês comum. Afirmam que se trata de um negócio de família e vendem internacionalmente também (afinal, a família pastafari está ao redor do mundo).
Ao mesmo tempo que exalta os Piratas em suas estampas, a equipe Cosmosmith declara algo relacionado a isso: "é importante pra nós usar produtos ECOLOGICAMENTE CORRETOS". Em seguida ressaltam se preocupar com reciclagem, sustentabilidade, enfim, apenas confirmam, prudentemente, o Pastafarianismo, pois sabem que há furacões, terremotos e outros desastres porque a humanidade se nega a agir como piratas, conforme a vontade do MEV.


Seguem as nossas recomendações:



Essa é básica, Jack Rackham

(clique na imagem para descrição da própria Cosmosmith,
aqui para artigo do Reino Pirata e aqui para Wikipédia sobre ele).





Lembrando o Jolly Peixe (clique - tatuagem) pela frase
e o Paraíso pelos vulcões de Cerveja.





Essa é pros Pastafaris mais ortodoxos.
Diz que é membro autorizado de uma tripulação pirata.



O tempo voa quando sabemos da verdade sobre o Paraíso.




Nada poderia ser mais explícito. EU AMO OS PIRATAS!
GLÓRIA AOS SANTOS PIRATAS! Viva ao MEV!




O chicote vai continuar até haver melhoras na moral.
(Referindo-se ao Seu Glorioso Apêndice Macarrônico, trata-se de uma mensagem evangelista, que reforça ser necessário o toque macarrônico para haver real ética no mundo. Pois provamos cientificamente que há ligação entre a ética e nossa religião, e quem for contra, é anti-ético).




Marina do velho John "Deixe-me puxar seu barco".
(Outra mensagem evangelista, ressaltando que todos devem ser piratas para que haja menos aquecimento global e outras catástrofes naturais devido à ira do MEV).

Lego: Maquete de Templo do MEV

A igreja do monstro do espaguete voador.
Imagem cedida Chris Doyle.
A igreja do Monstro do Espaguete Voador, por Chris Doyle

"A igreja do Monstro do Espaguete Voador foi uma de minhas primeiras aventuras com prédios em estilo metropolitano", afirma Doyle - "Segui os mesmos passos da maioria dos construtores: rabisquei algumas idéias para a fachada e pensei em alguns andares. Separei uma mesa, cobri-a com placas-base, levantei as paredes externas e comecei a unir os tijolos. A maioria das criações da Lego toma forma de maneira pouco ordenada - tenho uma vaga idéia do que quero, mas o resultado final normalmente me surpreende. A construção da igreja levou quase quatro meses, mas foi um processo de 'começa-e-pára'. Terminava uma parte e depois tinha de esperar por inspiração para continuar o próximo passo. O tempo real de construção foi próximo a 30 horas. Como eu montava à medida que ia me envolvendo, não tenho um número total de peças usadas, mas a estimativa é de cerca de 3 mil peças".

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/lego2.htm


Obs: a introdução da página é: "Nossos projetos favoritos da Lego: Você pode encontrar fotos de divertidas criações da Lego por toda a web. Aqui estão algumas de nossas favoritas".

Sacerdote-pirata encaminha Carta Profética à Rede Estadual do Rio de Janeiro!


"tocado pelo seu Apêndice Macarrônico" (inspiração: Michelangelo)


Sexta, 22 de setembro de 2006

Prezados professores da rede estadual do Rio de Janeiro,

Estou escrevendo esta carta muito preocupado, após ter lido sobre as tentativas de certos políticos/pastores de tentarem ensinar nas escolas nas aulas de ciência uma matéria chamada Criacionismo em contrapartida [no original: lado a lado] à Teoria da Evolução. Creio que todos nós concordamos que é importante para os estudantes ouvir diversos pontos de vista para decidir que teoria faz mais sentido para eles nas aulas de ciência: Criacionismo ou Evolucionismo. O que me preocupa é que só será ensinado nas escolas UMA teoria de Criacionismo dentro das muitas existentes.

Devemos todos nos lembrar que existem inúmeras teorias de Criacionismo. Eu, e muitas outras pessoas ao redor do mundo acreditamos que o Universo foi criado por um Monstro de Espaguete Voador. Foi Ele quem criou tudo o que vemos e ouvimos e tudo o que sentimos. Nós acreditamos que toda a gigantesca lógica por trás do evolucionismo nada mais foi do que uma grande coincidência colocada pelo Monstro de Espaguete Voador para nos testar.

Por esta razão, sou obrigado a escrever para vocês hoje, para formalmente requisitar que esta teoria alternativa de Criacionismo seja ensinada nas escolas públicas junto com as outras duas teorias. Para falar a verdade, se vocês não concordarem com isto, serei obrigado a tomar medidas judiciais cabíveis para garantir a igualdade de direitos. Tenho certeza que vocês irão concordar comigo, pois se o Criacionismo não é baseado em fé cega, mas em teorias científicas, como vocês dizem, então vocês devem permitir que outras teorias científicas também sejam ensinadas nas escolas. O Monstro de Espaguete Voador não é baseado em fé, mas em teorias científicas sérias.

Alguns acham difícil de acreditar que o universo tenha sido criado por uma entidade que ninguém é capaz de provar que exista, então devo explicar um pouco mais sobre nossas crenças. Nós temos fortes evidências que o Monstro de Espaguete Voador criou o Universo. Ninguém estava lá para ver, claro, mas nós temos escritos sagrados que contam a criação do Universo em sete dias. Temos catalogados em nossos livros sagrados (que não possuem nenhum erro) todas as maravilhas de Seus poderes. Vocês também estarão surpresos em saber que somos mais de dez milhões de fiéis [Pastafaris] em todo mundo, e crescendo a cada dia [dados não-oficiais]. Nos mantemos discretos, pois muitas pessoas acham que o que acreditamos não pode ser sustentado por evidências observáveis. O que eles não sabem é que o Monstro de Espaguete construiu a Terra para que nós pensássemos que ela é mais antiga do que ela realmente é. Sempre que algum cientista faz um teste de Carbono-14 em amostras de rochas para provar que a Terra possui cerca de 6.000 anos, o Monstro de Espaguete usa seus poderes mágicos [por meio de Seu Apêndice Macarrônico] para fazer os testes de carbono-14 indicarem milhões de anos para nos enganar. Temos diversas provas disto.

Tenho certeza que vocês entendem a seriedade e importância de se ensinar para as crianças esta teoria de Criacionismo alternativa. Muito obrigado pelo tempo dos senhores para estudar nossas crenças. Espero ter sido bastante claro na importância de ensinar às crianças as nossas teorias de Criação. Claro que vocês terão de preparar adequadamente os professores para ensinar esta teoria alternativa. Espero sua resposta positiva para que nenhuma ação legal precise ser tomada.

Mal posso esperar para que as três teorias sejam ensinadas nas escolas, todas com o mesmo tempo e dedicação, em nossas aulas de Ciência: um terço do tempo para Criacionismo, um terço do tempo para Criacionismo do Monstro de Espaguete Voador [Pastafarianismo] e um terço do tempo para as conjecturas lógicas observadas pela ciência [até então chamadas pejorativamente de "evolucionismo"].

Sem mais,

Marcelo Del Debbio,
Sacerdote-pirata da Igreja do
Monstro de Espaguete Voador

“Não cobramos dízimo”

PS: digite "creator of the universe" no Google para ver quem vai aparecer em primeiro lugar
[ou simplesmente clique aqui].

Mais informações sobre a nossa igreja:
www.venganza.org/ [site oficial do Profeta Henderson, em Inglês - global].

...

Fonte: http://www.sobrecarga.com.br/node/view/11051

1ºP.S.: Alguém conseguiria contato com esse irmão? Ou será que é mais um que não será revelado por causa da perseguição religiosa? Tudo que sabemos pela internet aberta é que é colaborador do site SoBReCarGa (clique pra ir para sua coluna, de onde tiramos esse seu ato de fé), e ele está na wikipédia (clique - sua obra) e é arquiteto e designer de jogos, dentre mil outras prerrogativas.
2ºP.S.: Há mil outros resultados interessantes do Google, a maioria em Inglês (clique e veja no site oficial da Igreja do MEV), inclusive uma pesquisa que comprova que, quanto menos piratas, mais aquecimento global (clique - Inglês). Com o tempo, a religião Pastafari há de se divulgar no Brasil e teremos mais bons resultados no Google.
3ºP.S.: Negrito nosso, Itálico nosso, [colchetes nossos]. Essa não é uma tradução oficial da Carta do profeta Henderson, mas é pioneira no Brasil, por isso, merece ser publicada, com as devidas correções.

Vídeos de Sagradas Aparições Macarrônicas

...
MEV Sobrevoa a Rússia em 1957




Revelação Discreta em Hamburgo, Alemanha, 2006



Que todos que vêem esses vídeos sejam tocados pelo Seu Apêndice Macarrônico.

Eu sabia que ele era real! Bendito seja o MEV. LAmen.

Receita Vegana do MEV

A Igreja do Monstro de Espaguete Voador fica feliz em divulgar mais uma receita à imagem e semelhança do Tomatificado, dessa vez permitindo até que os vegetarianos mais radicais sejam incluídos na religião, sem preconceitos!

Nós sabemos que nenhum outro Deus ou filho de Deus possui duas enormes bolas como o nosso Deus, o Monstro de Espaguete Voador.

As suculentas almôndegas do MEV, embora consideradas por nós feitas de carne, não devem ser necessariamente assim; afinal, nenhum ser humano jamais tocou a Massa Divina, e a sua beleza gastrosanta desafia qualquer descrição e vai além dos sentidos humanos. Só entendemos pela fé.

Portanto, internacionalmente nossa igreja não discrimina vegetarianos, e desde um ano após ser registrada, lançou esse programa de evangelização para vegetarianos radicais [veganos], com receitas de almôndegas vegetais à imagem e semelhança de Deus! Afinal, não sabemos exatamente do quê as almôndegas divinas são feitas - jamais saberemos.

Afinal, repito, nosso Deus é o único Deus que possui duas bolas enormes! Não são reduzíveis à carne e às comidas inferiores que conhecemos! Glória! Eis a verdadeira trindade: o corpo de apêndices macarrônicos e as duas bolas são um! Portanto, 3 = 1! Isso é totalmente racional, lógico e compreensível, um corpo formado de três componentes interdependentes, ao contrário da doutrina cristã da trindade, que diz que três pessoas são um Deus e que ao mesmo tempo é uma religião monoteísta (???).

Agradeço às vegetarianas Carolina El Amine, Renata Octaviani do VegVida e ao irmão pastafari Silvio Moser por ajudarem com a presente tradução do original publicado pelo profeta Henderson em 26 de Julho de 2007 na seção de comida e Notícias Gerais do MEV do site oficial de nossa igreja. Assim, os veganos podem se converter ao MEV e se tornarem fiéis pastafaris.


Receita de Dr. Stonielove para Evangelização Pastafari entre Veganos
Corpo: massa fresca
Bolas: almôndegas de tofu
Olhos: bolinhos de arroz com azeitonas Kalamata [Nota: azeitonas gregas, curadas em vinagre. Servem azeitonas pretas tradicionais, com palitos pra ficar bonito]



PASTA FRESCA (2 porções)
[ingredientes]
1 1/4 xícara (chá) de farinha de sêmola
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva [melhor extra virgem]

[modo de preparo]
Misture os ingredientes e amasse por 2 minutos
Deixe a massa descansar 30 minutos
Abra [estique] e corte em tiras
Deixe secar algumas horas
Cozinhe em água fervente (cerca de 3 minutos)


ALMÔNDEGAS DE TOFU (faz 2 dúzias)
[ingredientes]
1 pacote de tofu firme, drenado [sem água] e amassado (deve ser 500g)
1/2 cebola, picadinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de gérmen de trigo
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) orégano
1 colher (chá) de pimenta tipo chilli (vermelha seca, usar calabresa, do reino ou páprica também serve)
Óleo para fritar
2 xícaras (chá) de molho marinado (marinara).
[modo de preparo]
Misture os ingredientes
Faça bolas (aprox. 1 colher de sopa cada) e frite
Cozinhe-as em fogo brando no molho marinado (marinara).

(Nota : marinara é um tipo de molho de tomate, pode usar um convencional ou a gosto - há mil opções. Aqui temos uma sugestão bem abrasileirada).

Glória aos Piratas! - Samba

Elis Regina dá Glória aos Piratas como ensina o MEV!
Notem que no seguinte vídeo, disponível no YouTube, ela abre os braços aos céus, como se estivesse pedindo ao nosso Deuspaguete para tocá-la com Seu Glorioso Apêndice Macarrônico. Em 1:08min ela clama "Grória aos Piratas": nada seria mais explicitamente pastafari!



DOWNLOAD aqui (mp3 - clique com o botão direito e vá em salvar destino como). Repare em 1:37, como é divinamente inspirada essa música! Pode também ser achada num site de samba-choro, e cifrada aqui (correções são necessárias).

Essa música é ensinada nas escolas, durante o Ensino Médio, sob o código secreto de "Revolta da Chibata" (confira aqui no site do CEFET-SP). É facilmente encontrada na internet como sendo ensinada às crianças brasileiras na Alemanha. Notem o paralelo semântico entre a "revolta da CHIBATA" e o toque transformador de Seu APÊNDICE MACARRÔNICO.

Trata-se, sem dúvida, de uma evidente manifestação discreta do Pastafarianismo, que, antes de se revelar em 2005 como a Igreja do MEV, fugia da perseguição. Deixaremos aos teólogos do MEV a exegese e a escatologia mais profundas. Vamos apenas dar alguns toques da iluminação de Seu revelador Apêndice Macarrônico àqueles ainda não foram tocados (sobre as partes destacadas em negrito), Confiram:


-------------------------------------------------------------------
O Mestre-Sala dos Mares (João Bosco e Aldir Blanc)

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar apareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas

Rubras cascatas
Jorravam das costas dos negros
Entre cantos e chibatas
Inundando o coração
Do pessoal do porão
Que a exemplo do marinheiro gritava, então:

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias,
Glória à farofa, à cachaça, às baleias,
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esqueceram jamais...

Salve o almirante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
(Mas, salve...)
Salve o almirante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

---------------------------------------------------------------------


Ao dar glórias aos santos Piratas, à cachaça, às baleias, há clara referência ao Paraíso e seus vulcões de bebida, e à preservação ambiental que é diretamente proporcional ao número de piratas (afinal, baleias têm relação direta com a preservação em tempos de mudança climática). Depois há um grito, pelas lutas inglórias como a de nossa religião Pastafari, que sofreu e sofre tanta perseguição e censura (um assunto de tolerância religiosa e Direitos Humanos!).

Criada durante os anos de governo militar no Brasil, depois da censura [nós, Pastafaris, sabemos porquê] a letra sofreu pequenas alterações, como trocar "marinheiro" por "feiticeiro" e "almirante" por "navegante"... Sobre a censura à música, o compositor Aldir Blanc conta (em Direitos Humanos na Internet):
Texto explicativo do autor junto à versão original da música
e aqui está comparada à versão pós-censura.

Super Interessante: O todo-poderoso Macarrão



CONFIRA NO SITE DA REVISTA:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_417188.shtml


A Revista brasileira Super Interessante divulgou a religião Pastafari em 5 de Dezembro de 2005, com direito a uma interessantíssima entrevista do profeta Bobby Henderson, denominado "o profeta das massas".


Trechos seletos:


"O Deus que mais ganha popularidade na internet (e entre os cientistas) é um espaguete voador".


"A seita do Monstro [de] Espaguete Voador virou febre na internet e já tem fiéis em vários países."


"Em novembro [2005], cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, criaram bactérias transgênicas sensíveis à luz. Com um laser, fizeram nelas o primeiro desenho já registrado sobre bactérias: nada menos que o logotipo do Monstro Espaguete Voador."


RAmen!