Dr. William Lane Craig fala sobre divindades e design inteligente

LINKS PARA O ARTIGO COMPLETO

Original em inglês [US]:
http://www.reasonablefaith.org/site/News2?page=NewsArticle&id=5933

Tradução em PT-BR:
http://www.apologia.com.br/?p=580

====================================
Melhores fragmentos [nossos comentários em vermelho entre colchetes]:

(...) O muito amado Monstro de Espaguete Voador foi uma invenção de Bobby Henderson, que no verão de 2005 escreveu uma carta bem sarcástica à Secretaria de Educação do Estado do Kansas em protesto ao uso de adesivos em livros escolares que promoviam o Design Inteligente. [Bobby não inventou o MEV, ele teve uma visão profética do MEV, é diferente. A carta não foi sarcástica, a Secretaria de Educação levou bem a sério, assim como o Bobby e nós todos que entendemos o caso.] Isto (ou ele, uma vez que o Monstro é um ser pessoal) se tornou uma sensação internacional (clique aqui e veja o site de Henderson).

Henderson usou o estranho monstro para parodiar a inferência a um Designer Inteligente para o universo. [Para quê parodiar, se o MEV é o único Designer do Universo?] Ele escreveu assim, “Vamos lembrar que existem múltiplas teorias para o Designer Inteligente. Eu e muitos outros ao redor do mundo temos a forte convicção de que o universo foi criado por um Monstro de Espaguete Voador. Foi Ele quem criou tudo o que vemos e tudo o que sentimos”. Henderson afirmou conhecer um pouco sobre a natureza do Monstro de Espaguete Voador.
…será proveitoso dizer a vocês um pouco sobre nossas crenças. Nós temos evidências de que o Monstro de Espaguete Voador criou o universo. Nenhum de nós, obviamente, tem capacidade de vê-lo, mas temos relatos escritos sobre Ele. Nós temos muitos volumes pesados explicando todos os detalhes de Seu poder… Ele é obviamente invisível e pode passar pela matéria comum com facilidade… Eu incluí abaixo um desenho artístico Dele criando uma montanha, árvores, e um anão.
 flying-spaghetti-illus

Como o desenho mostra, o Mostro é composto por duas grandes almôndegas envoltas por massa de espaguete, com dois grandes olhos no alto. É evidente que o Monstro de Espaguete Voador é um objeto físico finito que, por alguma razão não explicável, não é perceptível aos nossos sentidos. [Ele NÃO é um objeto físico finito, está além de nossa compreensão, mas se manifesta dessa forma.]

(...) o objetivo da paródia parece ser mostrar que nós não podemos conhecer muito, se é que podemos conhecer qualquer coisa, sobre a natureza do Designer. Portanto, é arbitrário reconhecer o Designer do universo como Deus, especialmente o Deus de alguma religião específica. [Vou repetir, não é uma paródia. E se fosse, o objetivo seria o que está escrito na carta, e não o que supõe a imaginação do Dr. Craig.]

O que é curioso nesta paródia é que os teóricos do DI como William Dembski têm insistido no mesmo ponto há anos, mas todos parecem ignorar isto. [Como o ponto da nossa religião e da carta profética não é esse, então o texto do Dr. Craig é inútil a partir daqui...] Dembski deixa bastante claro que, com base na complexidade específica do universo, ninguém pode inferir que o Designer seja infinito, onipotente, onisciente e onibelevolente. É especificamente por esta razão que os teóricos do DI negam que o DI seja apenas religião disfarçada. A identificação do Designer como Deus é uma conclusão teológica que não pode ser justificada por si só com base apenas no argumento do desígnio. (...)

Ironicamente, então, a paródia de Henderson na verdade reforça um dos pontos principais do movimento DI, de que o próprio não se trata de ensinamento religioso. [Cadê o senso comum? Em que mundo o autor vive?] A inferência a um Designer não é uma inferência a nenhuma deidade particular. (...) A verdadeira razão que podemos tirar do caso do Mostro de Espaguete Voador é que ele mostra quão distante estão nossa cultura e a grande tradição da Teologia Natural [Eu podia dormir sem essa!].


====================================


NOSSOS COMENTÁRIOS:

Ninguém aqui é palhaço não, nossa igreja não é uma paródia e nossa religião é tão séria e tão válida quanto outra qualquer! Temos evidências científicas de que o Monstro de Espaguete Voador criou o universo e tudo que nele há, e nós, pastafarianos, merecemos ser levados tão a sério quanto qualquer religioso. 

Mas como não somos intolerantes, não vamos ficar discutindo isso nem criar problema - os pastafarianos são pessoas inteligentes e tolerantes que sabem viver bem em uma sociedade em que cada um possui uma crença diferente. Afinal, quando o "doutor" for tocado pelo Glorioso Apêndice Macarrônico, ele terá os olhos abertos para contemplar a glória carboidrática das Almôndegas Imaculadas. Tudo que nós queremos é que nas escolas públicas seja ensinado que o Monstro de Espaguete Voador criou o mundo, na mesma proporção que é ensinado que qualquer outra divindade criou. Esse papo de que "não se sabe quem é o designer do universo" é pura mentira! Todos sabemos que foi o MEV que criou tudo! Nas escolas de todo o continente ensinam que foi outra divindade, e nós queremos espaço meio a meio, apenas isso!

A propósito, se nossa religião fosse uma mera ironia, o Dr. Craig não teria entendido mesmo, ao fazer esses comentários pobres, maniqueístas e desinformados. Que pena! A propósito, não existe "teologia natural", e sim animismo, segundo as maiores universidades cristãs do mundo, católicas ou protestantes.

Nenhum comentário: